CONSELHO DE REPRESENTANTES DEFINE DELIBERAÇÕES PARA CAMPANHA SALARIAL

Encontro ocorreu no dia 11 de março, em São Paulo

A AFUSE reuniu o Conselho Estadual de Representantes (CR) no último dia 11, no Centro do Professorado Paulista (CPP), na região central da capital paulista, para definir estratégias de luta em defesa das reivindicações dos funcionários e funcionárias da educação e as prioridades na pauta a ser apresentada ao governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O sindicato apontou para a continuidade das negociações com o governo a partir do levantamento apresentado pelo Departamento intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o estudo, o valor acumulado nos últimos 12 meses, até dezembro de 2022, aponta que havia margem para gestão estadual aumentar as despesas com pessoal sem ultrapassar os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Dieese indicou que os gastos com pessoal estavam em 37,66% da Receita Corrente Liquida, abaixo, portanto, do Limite Prudencial (46,55%), o que possibilitava uma expansão de quase R$ 20,5 bilhões (ou 23,6%) das despesas com pessoal.

Convocatória - Nesta segunda-feira (13), a AFUSE encaminhou ofício ao Secretário de Governo, Gilberto Kassab, que será responsável por negociar com o conjunto do funcionalismo as questões salariais.

O objetivo do encontro é discutir com Kassab questões salariais que têm afetado a categoria ao longo dos últimos governos paulistas comandados pelo PSDB.