AFUSE É RECEBIDA PELO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E DÁ SEQUÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES

A diretoria da AFUSE foi recebida no dia 29/04/2019 pelo secretário da Educação Rossieli Soares da Silva para negociação em torno da nossa pauta de reivindicações e as informações são as que seguem:

REAJUSTE/PERDAS - Como primeiro ponto de pauta da reunião, a diretoria da AFUSE cobrou do secretário o apontamento de um índice de reajuste para a categoria, incluindo os/as aposentados/as, bem como a entrega do histórico das nossas perdas salariais do QAE e QSE, tendo como base os 2,72 salários mínimos pagos como piso no governo Covas. Segundo o secretário, a secretaria da Fazenda ainda não concluiu os estudos das possibilidades de orçamentária e que qualquer forma de aumento dependerá desse resultado.

NOMEAÇÃO DOS AGENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - De acordo com o secretário, a cobrança feita pela AFUSE na última audiência (dia 26/03/2019) já havia sido encaminhada; ou seja o ato de nomeação foi feito e ainda permanece na Fazenda para aferição dos impactos financeiros nos cofres do Estado. A AFUSE, por sua vez, afirmou que o processo de nomeação precisa ser acelerado, uma vez que já havia previsão orçamentária para tal.

PROMOÇÃO/PROGRESSÃO QAE - O pagamento da Promoção/Progressão terá início em junho/2019, tendo como maio/2019 como mês de referência.

PROGRESSÃO DO QSE – A diretoria da AFUSE também cobrou a Progressão do QSE. O secretário, por sua vez, afirmou que o pagamento da mesma será efetuado logo após a do QAE.

REMOÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO GOE - No caso da Remoção e da Certificação dos Gerentes de Organização Escolar, ambas ocorrerão no segundo semestre de 2019, mas ainda sem uma data determinada.

ESTÁGIO PROBATÓRIO - Um outro ponto que a AFUSE cobrou a importância na solução é que com relação a publicação do estágio probatório, uma temática com um grande atraso. O secretário afirmou que isso também será resolvido no segundo semestre de 2019.

PLANO ESTADUAL DE PAZ NAS ESCOLAS - Conforme já publicado anteriormente, a AFUSE protocolou sua proposta para construção do Plano Estadual de Paz nas Escolas, inciativa que prevê a criação de uma comissão paritária para elaboração das medidas, a partir dos parâmetros e metodologia apontados pela entidade no conteúdo apresentado durante a audiência. O secretário recebeu a proposta, elogiou a iniciativa da AFUSE nessa questão e já deu os encaminhamentos iniciais para o caso.

DISPENSA DE PONTO - A AFUSE também debateu a regularidade na publicação das dispensas de ponto para o nosso calendário anual de atividades para os nossos congressos estaduais e regionais, bem como as reuniões dos RUTs, todas de ordem organizativa e formativa dos/as funcionários/as da educação.

 

Ainda que tenhamos tido apontamentos de soluções por parte do governo, E UMA NOVA AUDIÊNCIA JÁ AGENDADA PARA 30/05/2019, continuaremos nossa mobilização permanente para a nossa assembleia estadual, com paralisação, a ser realizada no dia 15/05/2019

JUNTOS SOMOS FORTES