Deputado Estadual Artur do Val Ofende mulheres ucranianas e causa indignação mundial
LAMENTÁVEL E REPUGNANTE!
Essas são as duas expressões que a AFUSE deine em sua manifestação de repúdio diante do áudio vazado do deputado estadual Artur do Val (PODEMOS/SP), que utiliza o “nome de guerra” Mamãe Falei, ao se referir às mulheres ucranianas que sofrem as mazelas de uma guerra iniciada há dez dias pela Rússia contra a Ucrânia.
De maneira machista e teatralmente fascista, Artur do Val, que é um dos pré-candidatos ao governo de São Paulo, afirma em áudio que “as mulheres ucranianas são fáceis, pois são pobres”, após uma viagem que, segundo ele, foi em apoio ao povo ucraniano, atitude que causou indignação nacional e internacional. Suas declarações mostram o despreparo desse parlamentar no exercício da causa pública e reforcam a violência cotidiana vivida pelas mulheres em meio a uma sociedade repleta de injustiças e ataques desumanos no quesito gênero.
Não fosse o bastante, ressaltamos que um deputado brasileiro – e paulista – deve trabalhar por seu país e seu estado e não fazer turismo com o dinheiro do povo.
Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres e no mês em que essa luta é reforçada em função da igualdade, pela liberdade de oportunidade, fica evidenciado que ainda temos muito o que avançar nessas pautas, na lógica de que ninguém merece ser representado em uma Casa Legislativa (ALESP) por pessoas que sequer respeitam a dor de mulheres em situação de extrema vulnerabilidade.
MACHISTAS NÃO PASSARÃO!!