DIREÇÃO PROTOCOLA REPRESENTAÇÃO NO MINSTÉRIO PÚBLICO PARA NOMEAÇÃO DOS AOE

Uma das lutas da AFUSE ao longo da história é a realização de Concurso Público, que é a forma correta para combater a terceirização e a entrega da educação pública nas mãos de inciativa privada. Com base nessa tese, no dia 12/04, sexta-feira, a direção do sindicato protocolou no Ministério Público Estadual uma REPRESENTAÇÃO, denunciando o governo do Estado por ter efetuado concurso púbico em função da defasagem no Módulo Escolar, através do Edital SE 01/2018, publicado no DOE de 05/06/2018, embasado na Resolução SE 48, de 12/10/2017 e Decreto 60.449, de 15/05/2014, no qual abre vagas para 1.495 cargos de Agente de Organização Escolar, E AINDA NÃO TER PUBLICADO A NOMEAÇÃO DOS APROVADOS QUE JÁ FIZERAM A ESCOLHA.

Essa foi mais uma alternativa que a AFUSE buscou na luta para que o governo cumpra o que já estava estabelecido (com dotação orçamentária) e atenue a grande defasagem que temos no Módulo Escolar.

 

APÓS REUNIÃO COM A AFUSE, DEPUTADO SUSPENDE DISCUSSÃO DO PL 239/19

Tão logo foi publicado no DOE do dia 28/03/2019 o Projeto de Lei nº 239/19, de autoria do deputado estadual Aprígio (PODE/SP) propondo a criação do cargo de Agente de Segurança Escolar, com formação e treinamento a cargo da Polícia Milita, a AFUSE explicitou seu posicionamento contrário a tal proposta, uma vez que não é militarizando as escolas que o problema da violência será resolvido; ou seja, uma questão social não se resolve com medida policial. Além disso, a essência do projeto se baseia na extinção de cargo e criação de um outro. Na verdade, a busca da solução para o problema da violência no ambiente escolar terá que ser uma ação conjunta, tal qual a proposta elaborada pela AFUSE (Plano Estadual pela Paz nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo) e discutido com o secretário de Estado de Educação.

Ao término da reunião realizada com a direção da AFUSE, no dia 10/04, o deputado se comprometeu a não dar sequência na discussão em torno do PL 239/19 e aguardar os encaminhamentos da AFUSE junto a Comissão de Educação da ALESP.

 

AFUSE PERCORRE GABINETES NA ALESP E ENTREGA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AOS/ÀS DEPUTADOS/AS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

No dia 10/04 a AFUSE percorreu os gabinetes dos membros da Comissão de Educação com o intuito de buscar apoio na pressão para que o governador receba a AFUSE e discuta nossa pauta de reivindicações emergenciais e gerais, que foi protocolada nas DEs por nossas subsedes, após as reuniões dos RUTs do dia 22/03 e debatida com o secretário da Educação na audiência realizada em 26/03. Vamos pressionar esses/as parlamentares e exigir que que a Comissão de educação cumpra o seu papel na busca coletiva pelas soluções para os problemas da educação. Acompanhe a lista de deputados/as estaduais da comissão e pressione você também (envie e-mail, telefone, redes sociais): Valeria Bolsonaro – PSL, Professora Bebel – PT, Roberto Engler – PSB, Mauro Bragato - PSDB, Estevam Galvão – DEM, Dirceu Dalben – PR, Gilmaci Santos – PRB, Daniel José – NOVO, Aprígio - PODE, Professor Kenny – PP, Carlos Giannazi – PSOL