Dando sequência ao processo de negociação com a SE, a diretoria da AFUSE foi recebida no dia de hoje, 29/07/2019, para retomar os assuntos de interesse da categoria, buscando avanços a nossa pauta emergencial de reivindicações.
REAJUSTE E PERDAS DA CATEGORIA
Como pmeiro ponto de pauta da reunião, a diretoria da AFUSE retomou o debate com o secretário no tocante ao reajuste e as perdas salariais, que tem sido uma firme cobrança, uma vez que já apresentamos, inclusive, os estudos que demonstram os altos índices de defasagem salarial, bem como a necessidade de uma correção na tabela de vencimentos dos/as funcionários/as da educação, incluindo os/as aposentados/as. O secretário, por sua vez, voltou a afirmar que toda e qualquer divulgação de índice salarial dependerá dos estudos finais da secretaria da Fazenda, que é quem tem que apontar as possibilidades financeiras dos cofres do Estado, o que ainda não foi concluído.
PAGAMENTO DOS ATRASADOS PROMOÇÃO E PROGRESSÃO
Segundo o secretário, para ele essa questão toda já havia sido resolvida. No entanto, a direção da AFUSE relatou todos os problemas desse processo, denunciando, inclusive, que existem informações de que seria pago a partir de setembro de 2019, em dez parcelas, sugerido pela secretaria da Fazenda. Para tanto, ainda segundo o secretário, ele fará uma reunião com a Fazenda para cobrar uma solução para essa temática. O encaminhado foi o de termos uma resposta mais concreta sobre as datas definitivas para o pagamento em uma próxima reunião, ainda não agendada.
REMOÇÃO, MÓDULO, CERTIFICAÇÃO DO GOE, PRÓXIMAS PROMOÇÕES E PROGRESSÕES
No que diz respeito a esses assuntos específicos, todos os encaminhamentos e evolução para cada uma dessas demandas serão objeto de discussão da Comissão Especial, que já teve sua publicação em Diário Oficial, com calendário de reuniões permanentes, RESSALTANDO QUE O SECRETÁRIO AFIRMOU QUE, NO CASO DA REMOÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO, OCORRERÃO AINDA NO ANO DE 2019. Com isso, JÁ FOI AGENDADA UMA REUNIÃO DA COMISSÃO PARA AMANHÃ, DIA 30/07/2019, ÀS 10h, NA CGRH.
CELERIDADE DAS APOSENTADORIAS NAS DEs
A AFUSE insistiu nessa questão, uma vez que existem inúmeros pedidos de aposentadorias que permanecem na estrutura burocrática das DEs e é preciso uma certa celeridade para que aqueles/as que já têm esse direito possam, enfim, se aposentar.
ESTÁGIO PROBATÓRIO
Em que pese a publicação sobre os Estágio Probatório, em que parte dos/as funcionários/as foram contemplados/as ainda outros/as tantas em condição adversa. A direção da AFUSE COBROU UMA SOLUÇÃO EMERGENCIAL e o secretário se comprometeu a analisar o caso e apresentar uma alternativa na próxima reunião de negociação.
JUNTOS SOMOS FORTES